segunda-feira, 3 de julho de 2017

Escutar na posição certa e com escuta empática. Você consegue?

Olá gente...

Hoje quero falar (escrever, né?) sobre algo muito difícil que poucas pessoas conseguem: escutar com empatia. Pode-se até ouvir, os barulhos, os sons, as palavras, mas não escutar. Esse é o nosso assunto de hoje, Você ouve ou escuta? E se escuta, em que posição você está e qual dos "seus ouvidos"  está ativo?

Eu adoro misturar saberes. Ligar os pontos. Descobrir os pares nos díspares. Porque quando não conseguimos fazer as conexões, temos apenas informações soltas, e pouco úteis.


O que têm em comum os cursos de  Programação Neurolinguística, Comunicação Não Violenta, Coaching; a Teoria U (Otto Scharmer), a Psicologia Centrada na Pessoa (Carl Rogers)? O que tem a ver o filósofo indiano Krishnamurti com o meu tão querido Rubens Alves? E com a Bíblia Sagrada? Todos destacam a importância de sabermos ouvir. No versículo 9, capitulo 13, de Mateus está escrito:  "Quem tem ouvidos para ouvir, ouça". E por que se ouve tão pouco?

No artigo " Escutatória", o teólogo Rubens Alves, aborda o tema com maestria. Parafraseando o poeta Alberto Caieiro que escreveu "Não é bastante não ser cego para ver as árvores e as flores", Rubens afirmou: "Não é bastante ter ouvidos para ouvir o que é dito. É preciso que haja silêncio dentro da alma". Krishnamurti resumiu: "Escutar é um ato de silêncio".  E não é fácil calar o diálogo interno quando conversamos com alguém.

Vocês já devem ter percebido que gosto de contextualizar meus post em situações reais que eu vivi. E, na semana passada, tive uma conversa séria - para mim - com uma pessoa que escutou, mas não ouviu.

Para ter uma Escuta Empática é preciso estar "presente" no presente, ouvindo mais do que falando. Mas não foi o que aconteceu. O diálogo virou monólogo. Um relato meio nonsense sobre fatos passados que não tinham nada a ver com o assunto tratado.

Escutar é uma habilidade que exige  humildade, abertura, vontade de entender e principalmente amor para se conectar com o sentimento da outra pessoa. 






 No próximo post,  vou explicar melhor o título que dei a este. Vamos conversar sobre as Posições Perceptuais, Sistemas Representacionais, o que bloqueia e o que facilita uma escuta empática.

Aguardo Vocês...

Nenhum comentário:

Postar um comentário