quinta-feira, 10 de maio de 2018

Será que te interessa?



GENTE AMIGA VOU FALAR SÉRIO SOBRE UM ASSUNTO QUE NINGUÉM QUER OUVIR: DEPRESSÃO. O tema já estava pautado no meu coração, mas o artigo de hoje do jornalista Ascânio Seleme, no O Globo, acelerou o parto. Com o tema "Precisamos falar mais sobre sofrimento e suicídio" o amigo discorre partindo dos recentes suicídios de dois adolescentes paulistas. O texto levanta a questão e - tenho certeza - incomodando muita gente, mas instiga uma reflexão que é mais do que fundamental: é vital - literalmente! 

E o quê isso tem a ver com a minha "gravidez"? É que eu, do dia 19 de abril até o dia 10 (ontem) tive uma crise de depressão, que me deixou todo esses dias no quarto, sem falar com ninguém, dormindo, sofrendo e com "muita minhoca na cabeça". SIM. EU MESMA! A Sandra das Flores, que sempre tem uma palavra de conforto e esperança. A evangélica de fé inabalável. Sim... fiquei prostrada sem comer, sem tomar banho, sem querer viver. 


Pare um pouco e pense sobre como essa "confissão" te bate. O que vem na sua cabeça?  Que julgamento vc faz? ........... 


Muitos afirmam que é um absurdo "expor" suas mazelas publicamente. Por quê? Pergunto. Será que as postagens maquiadas, habilmente retocadas e geradas por uma dissociação cognitiva crescente, não são muito mais nocivas? Ascânio em seu texto aborda esse aspecto. Quantas pessoas tiram a sua própria vida trancada no seu quarto enquanto a família assiste a um programa qualquer.ma sala ou em seus quartos. Pois é... Vou falar sim sobre esse tema. Não para me fazer de coitadinha, mas para lançar uma luz esclarecedora sobre uma das doenças que mais matam no mundo: a Depressão - que não é uma opção, uma decisão, que se toma por fraqueza, preguiça ou acomodação. A Depressão endógena é uma doença que ataca o cérebro e produzindo reações químicas de consequências devastadoras. Precisamos sim falar sobre a depressão que atinge a quase 20% da população mundial. Sim eu vou escrever bastante sobre esse sofrimento inexorável, partindo das minhas próprias experiências e assim provocar uma reflexão maior, ajudar pessoas que passam por isso e também (e especialmente) para quem convive com depressivos e não sabem como lidar com essa dura realidade. 


Continua amanhã. Vem comigo???