quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Pensar Certo: O segredo do Sucesso



Por Sandra Braconnot

Em tempos de crise, se você acha que pode superá-la ou se acha que não pode, em ambos os casos estará certo. Essa é uma das premissas da Programação Neurolinguística (PNL) que sustenta que pode-se conquistar o que se deseja, pois todos têm os recursos internos necessários para alcançar o sucesso.


A PNL, criada na década de 70, na Califórnia, EUA, e que se difundiu pelo mundo, é um conjunto de ferramentas e técnicas que possibilita o autoconhecimento, crescimento pessoal e profissional, felicidade e prosperidade.


E prosperidade será o tema central do Congresso Latino Americano de PNL, que há 16 anos, vem sendo realizado, em vários estados do Brasil. O objetivo do evento é divulgar a nova ciência e ensinar ferramentas de transformação. “A Programação Neolinguística conduz as pessoas para uma mudança do Estado Atual para o Estado Desejado, ou seja, ajuda a conseguir o que se quer na vida” – explica um dos organizadores, o Dr. Jairo Mancilha, presidente do Instituto de Neurolinguística Aplicada (INAp), que há 25 anos é uma referência nacional em PNL, tendo formado milhares de pessoas.



Dr.Jairo Mancilha 


Este ano, o Congresso acontecerá no Rio de Janeiro, em Copacabana, e as palestras irão abordar o tema – Prosperidade – sobre diversos aspectos (como Física Quântica, relacionamentos, vida amorosa, gestão de pessoas, sustentabilidade) e, de forma prática, ensinar como é possível conquistar a tão almejada prosperidade. “Grande parte das pessoas, crê que só é próspero quem tem dinheiro. Mas essa não é a nossa visão. Entendemos que a prosperidade vai muito além da situação financeira. Ser próspero é ter saúde, amizades, amor, felicidade, harmonia em família, realizações e, claro, dinheiro” – esclarece Jairo Mancilha.


Segundo o especialista, a falta de prosperidade está diretamente ligada às crenças negativas e limitantes, que são pensamentos que comandam o Sistema Nervoso, fazendo acontecer o que se acredita – ou não. A Programação Neurolinguística (PNL) estuda o que se tem na mente e ajuda a mudar o que é negativo para o que é positivo, através de práticas simples, porém eficazes.


A RODA DA ABUNDÂNCIA.


O universo é potencialmente abundante e é possível receber tudo o que se quer utilizando algumas práticas. A Roda da Abundância é uma delas. Muito usada em processos de coaching (ferramenta de desenvolvimento pessoal e profissional), e por ser tão simples e fácil, pode ser usada por qualquer pessoa, a qualquer momento para direcionar energias, guiar atitudes, promover o crescimento e alcançar metas na vida e na carreira.


A Roda da Abundância tem quatro passos. O Dr. Jairo ensina:


1) ESTABELECER A META: É preciso escrever o que se deseja de forma clara, objetiva e positiva. Por exemplo: quem deseja perder peso, deve escrever emagrecer x quilos. Escrever é fundamental. Tudo o que é importante precisa ser registrado.


2) AGIR. É preciso arriscar, agir em direção à meta. O que gera poder na vida é a ação. É preciso vencer o medo, a vergonha a descrença. Ouse e o poder lhe será dado.


3) PEDIR. Foi ensinado: Peça e recebereis. Batei, e abrir-se-vos-á. Faça seus pedidos. Peça a Deus, ao universo, às pessoas... Você perceberá que sincronicidades (àquelas coincidências inexplicáveis) vão começar a acontecer e fazer o seu pedido andar.


4) AGRADECER. Agradeça a tudo e a todos. Seja grato por tudo o que tem e por tudo o que deseja ter. É a gratidão que faz a roda girar a seu favor.


- Lembre-se: Escreva a meta, peça, aja e agradeça. Pratique diariamente esse simples exercício e você vai se surpreender com os resultados. Não acredita? Acredita? Em ambos os casos você está certo – finaliza provocativamente Dr. Jairo Mancilha.

Para saber mais sobre o congresso acesse www.congressopnl.com.br e sobre o INAp, www.inaprj.com.br