terça-feira, 19 de setembro de 2017

Primavera é uma flor. Sabia?

Oiii  Gente querida.

Continuo a contagem regressiva para a chegada da Primavera: Três dias apenas! E, ir entrando no clima, vou falar hoje da flor Primavera. Você a Conhece?. Com certeza sim, porque há muitas delas espalhadas pelas ruas,  jardins de edifícios, casas e praças. 


Seu nome científico é Bougainvllea spectabilis e possui diversas espécies, podendo ser árvores, arbustos ou trepadeiras. Quem a descobriu aqui no Brasil, em 1790, foi o francês Luis Antonie de Bougainville, que a levou para Europa. Nossa "Primavera" conquistou os europeus e até hoje ´ornamentam jardins, fachadas de casas e edifícios, praças em vários países.

A maior árvore de Primavera do mundo está situada na cidade de Lambari do Sul, em Minas Gerais, em uma calçada às margens do lago Guanabara, e mede cerca de 18 metros de altura.



Continuem lendo



Muitos pensam que a parte colorida seja a flor desta planta. Parece mesmo! Mas não é. Na verdade, as cores são o marketing dela. Explico: a flor mesmo é muito pequena (veja nas fotos é a florzinha branca que fica no meio das brácteas - folhas modificadas para chamar a atenção dos polinizadores).

Eu tenho uma história com um Bouganville. Em 1988, eu ganhei em um copinho de café uma pequena muda. Neste época eu morava em apartamento e, apesar do bouganville gostar de rua, de sol , eu plantei num vaso o o deixei na minha sala.  Riam de mim quando eu dizia que iria fazer um caramanchão cheio de flores. Demorou mais de dois anos até aparecer a primeira flor, mas quando ela brotou eu fiquei em êxtase existencial. Lembro-me que naquele dia tive uma série de imprevistos desagradáveis, mas nada me perturbou  porque meu Bougainville havia dado flor.

Este Bouganville me acompanhou por 28 anos! Tenho fotos, mas não sei onde estão. Hoje ele está plantado numa rua no Engenho de Dentro, zona Norte do Rio. E continua lindo...



Amanhã falo de outra flor.

Beijos floridos de Primavera.


Nenhum comentário:

Postar um comentário