quinta-feira, 1 de junho de 2017

Pessoas descartáveis

Copos, garrafas, pratos, talheres, fraldas, lenços, latas, caixas, escova de dentes, guardanapos, palitos, caixas, sacos, pessoas. O que há em comum entre eles? Todos podem ser descartáveis e jogados fora após o uso. Alguns são até reaproveitados e usados mais de uma vez ou até mesmo de outras maneiras, mas o final é sempre o mesmo: lixo.

E o que é um lixo? Algo que descartamos porque não nos serve mais, mesmo que ainda possa ter algum proveito para alguém, para quem jogou fora, realmente não interessa mais.


Quando falamos de coisas, como um copo, uma fralda, um prato podemos até entender porque a praticidade justifica seu uso, embora em muitos itens não ajudam em nada ao meio ambiente. Ao contrário.Uma simples garrafa de plástico leva mais de 100 anos para se decompor. Uma latinha também. Já o vidro, "sobrevive" mais de um milhão de anos. E pessoas?


Continue lendo

Flores do meu jardim - Claudia Leitte e Planta e Raiz




Flores do meu jardim
Só me resta cuidar
Sei que uma beleza assim
É tão difícil de encontrar

Vivo para que tudo corra bem
Você receba
Coisa boa
O melhor da vida

quarta-feira, 31 de maio de 2017

Pare para ir mais longe


Um jovem com grande habilidade e rapidez no corte de lenha, procurou um mestre, o melhor cortador de lenha da região e pediu para ser aceito como seu discípulo a fim de aperfeiçoar seus conhecimentos. O mestre concordou e passou a ensiná-lo. Não se passou muito tempo e o discípulo julgou ser muito melhor que o mestre, desafiando-o para uma competição em público.
Tendo o mestre aceito o desafio, tudo foi marcado, preparado e teve início a competição. O jovem trabalhava no corte da lenha sem parar, e, de vez em quando, olhava para conferir como estava o trabalho do mestre.
Para grande surpresa do jovem, o mestre encontrava-se muitas vezes sentado, tendo isto ocorrido durante toda a competição. E isto fortaleceu ainda mais a determinação do jovem, que continuou a cortar a lenha e a pensar:

segunda-feira, 29 de maio de 2017

Para se fazer entender...


Olá...

Há uma história que eu gosto de contar em treinamentos de comunicação, trabalho em equipe e relacionamento interpessoal. Ela é antiga, mas sua mensagem é sempre muito atual. E, nem sei bem porquê, lembrei-me dela hoje.  É a seguinte:

Um homem vinha dirigindo seu carro por uma estrada de mão dupla. O céu estava claro, a temperatura agradável e poucos veículos circulavam. Ele  guiava relaxado e calmo. Mais à frente, ele percebeu que havia uma curva muito fechada e diminuiu a velocidade, Quando estava a uns dois metros da curva, no sentido contrário, saiu um carro totalmente desgovernado e quase provoca um grave acidente. A colisão foi evitada. O motorista do carro que havia perdido a direção, ao emparelhar com o outro que estava dirigindo normalmente, gritou: CAVALO!!!

O motorista ficou indignado, virou a cabeça para trás, e começou a xingar e espraguejar. Mas ao voltar os olhos para a estrada...




Pois é... o motorista que veio desgovernado no sentido contrário, tentou avisá-lo, mas o outro se sentiu xingado!

E assim, muitas vezes agimos na vida. Nem sempre o que o outro fala é o que nós escutamos. E nem sempre o que o outro escuta é exatamente o que nós falamos. E quantas brigas acontecem por isso.

Certificar-se de que o que você falou foi entendido pelo o outro, é uma responsabilidade sua. Gosto muito do pressuposto da Programação Neurolinguística que afirma que se o outro não entendeu, você não soube explicar.

Me fiz entender?