segunda-feira, 29 de maio de 2017

Para se fazer entender...


Olá...

Há uma história que eu gosto de contar em treinamentos de comunicação, trabalho em equipe e relacionamento interpessoal. Ela é antiga, mas sua mensagem é sempre muito atual. E, nem sei bem porquê, lembrei-me dela hoje.  É a seguinte:

Um homem vinha dirigindo seu carro por uma estrada de mão dupla. O céu estava claro, a temperatura agradável e poucos veículos circulavam. Ele  guiava relaxado e calmo. Mais à frente, ele percebeu que havia uma curva muito fechada e diminuiu a velocidade, Quando estava a uns dois metros da curva, no sentido contrário, saiu um carro totalmente desgovernado e quase provoca um grave acidente. A colisão foi evitada. O motorista do carro que havia perdido a direção, ao emparelhar com o outro que estava dirigindo normalmente, gritou: CAVALO!!!

O motorista ficou indignado, virou a cabeça para trás, e começou a xingar e espraguejar. Mas ao voltar os olhos para a estrada...




Pois é... o motorista que veio desgovernado no sentido contrário, tentou avisá-lo, mas o outro se sentiu xingado!

E assim, muitas vezes agimos na vida. Nem sempre o que o outro fala é o que nós escutamos. E nem sempre o que o outro escuta é exatamente o que nós falamos. E quantas brigas acontecem por isso.

Certificar-se de que o que você falou foi entendido pelo o outro, é uma responsabilidade sua. Gosto muito do pressuposto da Programação Neurolinguística que afirma que se o outro não entendeu, você não soube explicar.

Me fiz entender?

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