quinta-feira, 1 de junho de 2017

Pessoas descartáveis

Copos, garrafas, pratos, talheres, fraldas, lenços, latas, caixas, escova de dentes, guardanapos, palitos, caixas, sacos, pessoas. O que há em comum entre eles? Todos podem ser descartáveis e jogados fora após o uso. Alguns são até reaproveitados e usados mais de uma vez ou até mesmo de outras maneiras, mas o final é sempre o mesmo: lixo.

E o que é um lixo? Algo que descartamos porque não nos serve mais, mesmo que ainda possa ter algum proveito para alguém, para quem jogou fora, realmente não interessa mais.


Quando falamos de coisas, como um copo, uma fralda, um prato podemos até entender porque a praticidade justifica seu uso, embora em muitos itens não ajudam em nada ao meio ambiente. Ao contrário.Uma simples garrafa de plástico leva mais de 100 anos para se decompor. Uma latinha também. Já o vidro, "sobrevive" mais de um milhão de anos. E pessoas?


Continue lendo

Sim... porque pessoas também são usadas uma, duas, dez vezes e depois - quando perdem o valor que tinham - são descartadas como qualquer coisa. Coisa! Pois é assim que muitas pessoas vêm outras. Há uma frase que diz:   Coisas são feitas para serem usadas e pessoas, amadas. O problema é que hoje amamos as coisas e usamos as pessoas. E infelizmente essa inversão é muito mais usual do que pensamos.

As "coisas" não ligam para o fato de serem usadas, mas as pessoas sim. E sofrem muito e até morrem de tristeza e desgosto, porque o gosto da descartabilidade é muito amargo. Mas dá para sobreviver...

Se o consumismo - de coisas - por si só já é perigoso e nocivo, imagine nas relações pessoais... O estrago é grande e podem levar um bom  tempo para ser superado.  Sim.. é difícil porque leva-se um tempo para entender porque ontem havia um valor e hoje, não mais. E normalmente pessoas que descartam pessoas após sua utilização, não estão nem aí para o sentimento do outro.

Sempre haverá no mundo pessoas que descartam e pessoas que são descartadas. E se você um dia se sentiu jogado no lixo, transforme tudo em adubo aprenda floresça. E tome muito cuidado para que não venha a incorrer no mesmo erro. Lembre-se:



Nenhum comentário:

Postar um comentário