domingo, 23 de abril de 2017

Árvore simbolo do Brasil




Ólá... Ontem, dia 22 de abril, além do Dia da Terra, também foi o dia de comemorarmos(?) o "descobrimento" do Brasil que começou - contam - em 1500, mas até hoje ainda há muito para se desvendar. E como tem! Só que não vou falar sobre o nosso país, mas sim sobre a árvore que inspirou o nome da nossa pátria. 



Conhecida popularmente como Pau-Brasil,  Caesalpinia echinata, mas também chamada de Pau-de-tinta, Pau-rosado e Ibirapitanga, entre outros, nossa árvore símbolo pode chegar a 10 metros de altura e sua floração, amarela com tons de vermelho, é muito bonita.  Seus frutos, uma espécie de vagem espinhenta, de 10 cm, quando maduras expelem as semente lançando-as longe.


    
Flores do Pau-Brasil
Frutos

Sementes

Vocês sabiam?

O Pau-Brasil foi o primeiro produto de exportação brasileiro e era considerado um bem exclusivo de sua majestade e seus sucessores. Com o tronco avermelhado, os portugueses aprenderam, com os índios nativos, como fabricar uma tinta muito utilizada em tecidos para roupas, na época do Brasil colônia.  Foi muito valorizada até 1875, quando surgiram as anilinas.  

Durante o primeiro século de colonização, o Pau-Brasil foi o centro da história brasileira.

O Pau Brasil utilizado na fabricação de corantes para o tingimento de tecidos

Dia Nacional do Pau-Brasil

Por ter sido declarada como árvore simbolo da nossa nação, ganhou um dia no calendário oficial: 3 de maio, através da Lei Federal, de  de setembro de 1978. O objetivo dessa lei é o de conscientizar a população sobre a necessidade de preservar o Pau Brasil, que para alcançar a plenitude (30m de altura e 1,5m de circunferência) demora cerca de cem anos. Cortar uma árvore dessas é considerado um crime. E é!

Pesquisando no Jardim Botãnico do Rio de Janeiro, encontrei o livro Arvores da Cidade do Rio de Janeiro, onde consta que vários bairros têm um exemplar do Pau-Brasil.  Onde? Em Vila Isabel (Recanto do Trovador); Rua das Laranjeiras, em frente ao número 115; No Grajaú, na Rua Araxá, entre outros. 

Atualmente, a madeira dessa árvore é usada na fabricação de arcos para violinos e violoncelos, nos EUA,  Alemanha e Japão.
Em 2006, pesquisadores, da Universidade Federal de Pernambuco concluíram que uma substância encontrada na árvore auxilia no tratamento do câncer. E em São Paulo, descobriram que a semente têm proteínas anti-inflamatórias e anticoagulantes.
Ah... antes que vocês questionem: o Ipê amarelo também é considerado simbolo brasileiro. mas isto é uma outra história. Ou melhor, post!


Nenhum comentário:

Postar um comentário