sexta-feira, 4 de agosto de 2017

O que eu vi, ouvi e senti ao lado de uma pessoa muito especial.


Reverendo Izaías de Souza Maciel Presidente Mundial da OMEBE

Oi gente, 

Quem me acompanha sabe que as experiências que vou tendo na vida se transformam em posts, neste blog. E eu quero hoje compartilhar o que vi, ouvi e senti , passando o dia de ontem, na Ordem dos Ministros Evangélicos no Brasil e Exterior (OMEBE),  Na verdade, lá é tão grande que nem pude conhecer tudo. Mas não são das coisas e da estrutura que quero falar. O meu grande aprendizado veio através do homem que dirige a entidade: Reverendo Izaías de Souza Maciel, que há 45 anos fundou a ordem a a preside até hoje.

 

Um homem fundar e presidir uma obra social, não é nada de tão extraordinário, mas no caso do Rev. Izaías, é sim. A começar pelo início de tudo. Durante a Segunda Guerra Mundial, na Batalha do Monte Castelo, o oficial Maciel foi gravemente ferido. E, naquele momento de muita dor, ele fez um "trato" com Deus. Prometeu que se sobrevivesse, dedicaria todo o resto da sua vida para ajudar pessoas e pregar o Evangelho. E é isso que tem feito até hoje, aos 93 anos. Eu ainda nem sei bem quantas e quais são as entidades que ele dirige. Só lá em Realengo, tem o SASE (Assistência social e médica), tem asilo, hospital, auditório, igreja e muito mais, São vários os projetos que ele coordena. A OMEBE  acaba de lançar um aplicativo para facilitar a conexão com os sócios. E a decisão partiu desse homem que está realmente à frente do tempo! Mas também não são das obras e dos projetos que eu quero falar - ou melhor, escrever.



UM HOMEM  QUE IMPRESSIONA, ENCANTA E QUE PODEMOS MODELAR

O grande aprendizado do meu dia, veio dele, ou através dele. Não que ele tivesse dado formalmente alguma aula ou passado didaticamente seus conhecimentos - que não devem ser poucos. Não mesmo! A lição era transmitida a todos pela sua própria figura, pela sua essência, pela sua sensibilidade, pelo seu sorriso e seu humor contagiante. A energia que ele tem aos 93 anos é impressionante.

Vocês sabem o quanto eu utilizo técnicas de PNL no meu dia a dia. E a "Modelagem" era perfeita para a ocasião. Depois eu explico melhor a ferramenta, mas resumindo, posso dizer que é aprender pela observação do que podemos, ver, ouvir e sentir através do comportamento de alguém. Modelar significa descobrir o que torna uma pessoa especial e tentar seguir seus passos, ou seja reproduzir na própria vida as estratégias de sucesso;  (Para saber mais, tem um artigo legal do meu amigo André, que eu recomendo Clique AQUI,)

O Rev Izaías já escreveu seis livros e, entre eles, um cujo título eu plagiei neste post. Só que o livro era a respeito de tudo o que ele viveu em Israel. E este post. o que vivi e aprendi do lado dele,


O QUE VI, OUVI E SENTI

E o que tem ele de tão especial?  Simplesmente tudo! É claro que deve ter seus defeitos como todos nós temos. Mas... naquele dia, durante todo o tempo, eu só pude ver, ouvir e sentir  (lembram da técnica dos Sistemas Representacionais  ?)  tudo de bom que ele irradia.

O que eu vi? Um homem, um senhor calvo de cabelos brancos (entenderam?), um pouco curvado, de andar lento, que ilumina o ambiente com seu sorriso e suas gargalhadas espontâneas e contagiantes. Um homem que sabe escutar e tem sempre uma resposta - e pergunta - sábia. Um homem simples, extremamente gentil e educado e acolhedor. Um homem humildemente poderoso.

O que eu ouvi? Palavras da Palavra, palavras de vida, de experiência, de otimismo, de solidariedade. Apesar da crise que o país atravessa e - suponho - das dificuldades que ele já deve ter passado e as que talvez esteja enfrentando agora, nenhuma reclamação, murmúrio, queixa ou qualquer outra coisa do gênero, ele falou. Meu Deus... (só Ele mesmo) como é maravilhoso, delicioso e encantador estar com alguém que pratica na sua vida o belo, o bom e o bem (minha trilogia. Leia o artigo e entenda   AQUI ). Restaura a nossa fé e nos faz acreditar na vida e nos homens.

E o que eu senti?  Emoção, felicidade, alegria, motivação e um grande desejo de continuar "bebendo dessa fonte". As nossas sensações vêm através do nosso canal cinestésico. Ou seja:  o termo cinestésico engloba todos os tipos de sensações, inclusive as táteis, viscerais e emocionais.  E o Rev, Izaías é cinestésico. Ele fala como estivesse vivendo o que conta. Ele toca nas pessoas de forma carinhosa e energizante. Abraça com a alma. E eu, que por minha vez também sou muito cinestésica,  me senti em casa. Foi Rapport a primeira vista!!!

Eu, o Reverendo Izaías e o Pr Paulo Roberto (qualquer dia escrevo sobre ele). Três cinestésicos!
  Minha veia de repórter, não se conteve, e pulsou. Acabei fazendo um ping-pong com ele. Confiram:

ONTEM:  Foi muito bom!
HOJE: È o prazer que tenho de fazer o que gosto.
AMANHÃ: É a confiança, a fé, a esperança.
VIDA: É a alegria de estar entre amigos.
AMOR: O que Jesus nos ensinou: Amai-vos uns aos outros.
FAMÍLIA: Deve ocupar o segundo lugar na nossa vida. O primeiro é de Deus.
JESUS: Tudo para nós.
SONHO: Continuar fazendo o que gosto, ajudando pessoas, falando de Jesus e estar sempre entre meus amigos, com meus irmãos.

 "O Rev Izaías de Souza Maciel é um homem à frente do seu tempo"
                                                                                                                        Pr Paulo Roberto da Silva

 Concordo!

 Fico por aqui, mas prometo contar para vocês tudo o que for aprendendo.  Ah... e deixo um convite para vocês curtirem o face da OMEBE  e o site:  www.omebe.org.br

Beijos vistos, ouvidos e sentidos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário