domingo, 6 de agosto de 2017

Como manter o sentimento inicial e assegurar o prazer



Oi gente querida

Há muitos anos, não sei onde, não de quem e nem quando, ouvi uma frase que nunca mais esqueci: É preciso manter o sentimento inicial em tudo o que fazemos. E, hoje, véspera de um dia especial, quando vou começar uma nova etapa na minha vida, essa frase despoletou na minha mente.

Não sei se vocês têm a consciência dos sentimentos que as nossa emoções provocam, diante de um novo começo. Pensem no momento em que começaram a namorar, Lembra do frio na barriga? E, quando entrou no seu local de trabalho e sentou na sua cadeira pela primeira vez?  Dei aula muitos anos para empresa Werner Coiffeur e provocava em meus alunos a lembrança do sentimento inicial, do momento em que pisaram pela primeira vez na loja. Muitos contavam que ficaram extasiados, encantados deslumbrados e imensamente felizes por estarem alí,  E é sobre esse sentimento inicial que eu quero falar hoje, por que é o que estou sentindo agora.

 



Ter a consciência desse momento tão especial - que deflagra um sentimento de prazer, felicidade e contentamento -, ou trazê-lo à memória é uma excelente forma de se energizar e, usando a linguagem penelista, de criar estados de recursos.

Pense na primeira vez que você passou uma roupa, fez uma comida ou arrumou a cama para o seu amor. Que carinho, não foi? E o que será que aconteceu com àquele sentimento, depois de um tempo (que varia muito de pessoa para pessoa)? 

- Pode passar minha camisa? 
- Ah... depois... 
ou então:
- Passe você... 

Não acontece?  Acontece sim e com quase todos. O sentimento inicial. quando preservado, garante a felicidade e a gratidão.

E o meu momento é muito especial. Amanhã vou começar a uma nova etapa, em um desafio novo na Ordem dos Ministros Evangélicos no Brasil e Exterior (OMEBE),  gerenciando as mídias sociais e fazendo assessoria de comunicação e estou muito feliz em poder colaborar com uma obra fantástica que há 45 anos, faz a diferença na vida de milhares de pessoas.

E a minha emoção vem daí e por isso eu quero registrar. É emocionante estar de frente para a possibilidade de realizar sonhos e cumprir a missão pessoal. E dessa emoção brotam sentimentos de felicidade, realização, comunhão e intimidade com Deus.



EMOÇÃO E SENTIMENTO NÃO SÃO A MESMA COISA

Precisamos saber diferenciar para que possamos atuar na vida de forma mais coerente e transformadora. É por isso que muitos terapeutas fracassam. Querem mudar o sentimento sem levar em conta a emoção que o gerou. Explico:
As emoções geram os sentimentos. Embora estejam intrinsecamente  ligados, não são a mesma coisa. As emoções começam no corpo e o sentimento a experiência mental do que se passa no corpo. Sentimento é como nos sentimos diante da emoção.

Vejamos o meu caso:  eu estou hoje emocionada diante da perspectiva de estar fazendo o que gosto, trabalhando para um lugar socialmente e espiritualmente responsável onde, creio, terei a possibilidade de unir todos os meu conhecimentos para uma única causa. Então esta emoção gera em mim um sentimento de felicidade, prazer, motivação e entusiasmo. E é esse o sentimento que eu quero manter ad eternum. Ou seja,  para sempre.

Quando mantemos o nosso sentimento inicial, ou o trazemos à memória emocional e corporal asseguramos a nossa felicidade.  Experimente!

Beijos cheios de emoção - e sentimentos bons.

Nenhum comentário:

Postar um comentário