sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Carnaval: um bem ou um mal?

Oi Gente querida...

Aqui no Rio, já estamos no carnaval! Para mim, hoje, esta festa não diz nada. Mas quando eu era criança e adolescente, curtia muito. Gostava de me fantasiar e pular no América Futebol Clube, que era um local bem tranquilo e familiar.  Na época, lá pelos anos 70,  a moda era sair em grupo, todos - centenas de pessoas - vestindo a mesma fantasia. Era muito legal.

Depois, já nos anos 80, carnaval para mim era trabalho. Como repórter da Rádio Tupi e depois Bandeirantes, fazia reportagens sobre a "festa" que nem sempre era tão festiva assim. Foram anos fazendo ronda nos hospitais e delegacias. Quantas tragédias e dores... Era muito triste noticiar pessoas que matavam, que morriam neste período por causa de acidentes (provocados pela bebida), brigas, ciúmes... E, como não tínhamos celulares, eu precisava "descobrir" um orelhão funcionando para entrar ao vivo. (Nossa ... como é fácil ser jornalista hoje!)

Em 1984, o sambódromo,  na Marques de Sapucaí,  foi inaugurado. Eu estava lá! Era uma loucura, pois todas as  escolas (do grupo A)  desfilavam num único dia. Daí... começava no sábado e terminava na segunda. Virei muitas noites... Foram tantas as experiências e histórias dessa época... Um dia eu conto.

Marques de Sapucaí. Sambodromo: a passarela do samba, no Rio de Janeiro.

Hoje o carnaval está muito diferente. Pior? Melhor? Depende de  para quem. No meu ponto de vista, se transformou em promiscuidade. Não consigo mais achar nenhuma graça nesse evento.  Me perdoem, mas é o que penso.

E, para terminar, te pergunto: Para você o carnaval é um bem ou um mal?

By By

Ps: Quando comecei a escrever, minha ideia era falar sobre as guirlandas de flores tão usadas no carnaval, mas acabei me desviando do assunto. Fica para amanhã.




Nenhum comentário:

Postar um comentário