quinta-feira, 16 de março de 2017

A criatividade de Deus na natureza.


foto Sandra Braconnot


Oi amigos,

Eu estou participando de um trabalho voluntário no Jardim Botânico do Rio, como Monitora Ambiental e amoooooo  muuuuiiiittooo. Cada dia eu encontro um JB diferente: uma planta que floresceu, uma árvore que não tinha notado, o formato de um galho... enfim... há muito para observar e descobrir.

 Como diz Milan Kundera no livro A Insustentável Leveza do Ser "uma vez é nunca" e que diz que já...


Continue lendo

foi no Jardim Botânico e que não  precisa ir mais, não imagina o que está perdendo em beleza, espetáculo da natureza e aprendizado. Isso sem falar da energia do local.

No meu último "plantão” recebi quatro presentes da natureza. Vou compartilhá-los com vocês

O primeiro recebi na entrada, antes das roletas de acesso ao JB. Uma lindíssima flor vermelha pendente na ponta de um longo  "fio verde". Quando o vento sopra ela - a flor- parece que dança. Linda!
Foto Sandra Braconnot
Flor da Árvore Salsicha
Vocês repararam porque tem esse nome?
.

 O nome genérico Kigelia vem do nome de Moçambique para a árvore de salsicha “, Kigeli-keia”. Salsicha árvores são sagradas para muitas comunidades e muitas vezes são protegidos quando outras árvores da floresta são cortadas. No Quênia, as pessoas Luo e Luhya enterrar uma fruta para simbolizar o corpo de uma pessoa perdida acreditava estar morto.

As flores só abrem durante a noite e são polinizadas por morcegos e Hawk-traças. 
Eles são o vermelho escuro, o que é incomum para uma espécie polinizada por morcegos (morcegos normalmente são atraídos para as flores brancas), mas o forte cheiro desagradável das flores é pensado para atrair os morcegos em seu lugar.
Ela dá um fruto grande:


Já pensou um fruto desse caindo na cabeça de alguém  ou em um carro? 
Nem precisa dizer que a  Kingelia não é apropriada para locais públicos.

Kigelia africana é uma árvore importante para muitas pessoas e tem uma vasta gama deutilizações. Ambos os frutos maduros e verdes são tóxicos para os seres humanos, mas os frutos podem ser secos e fermentados, e utilizado junto com a casca para realçar o sabor
das cervejas tradicionais. As sementes são, por vezes, assado e comido em tempos de escassez de alimentos. 

Cada parte da árvore é utilizada em medicamentos à base de plantas (por exemplo, para distúrbios digestivos e respiratórios, e para tratar infecções e feridas). A árvore de salsicha é utilizado em uma variedade de aplicações comerciais para o tratamento de queixas da pele. A investigação sobre a sua atividade anti-bacteriana, anti-fúngica e anti-tumor está em curso. A madeira faz a madeira de boa qualidade para cercas, tábuas, caixas e canoas.  Muito interessante!!!!


O segundo presente que ganhei, foi ficar cara a cara com um beija-flor lindo que estava sugando o néctar de um Bastão do Imperador. Aliás, há duas semanas, essas flores foram podadas e como estão florescendo novamente rápido.  Eu estava sem o celular e só pude registrar no meu coração.

O terceiro presente, foram as Bromélias que floresceram nos Oitis da Praça do Chafariz das Musas. Lindas.  Como eu gosto de ver as mudanças de uma semana para outra. (só vou uma vez por semana).



O Quarto, presente foi ver, pela primeira vez a Flor da Vitória Régia que fica no Lago Do Frei Leandro. O lago é caminho para o meu "posto" - o Chafariz - e sempre que vou trabalhar, antes passo pelo lago para ver as novidades. E que novidade!!!!  Fiquei emocionada. É muito linda.


Foto Sandra Braconnot
Vitória Régia com flor
Quando eu fui embora, passei lá novamente e a flor estava totalmente aberta, mas a bateria do celular havia terminado. Mais uma foto no álbum do coração. E ainda tinha um broto para abrir.


Amo ir ali. É um trabalho maravilhoso!


Nenhum comentário:

Postar um comentário