domingo, 9 de julho de 2017

O que se foca cresce, duplica ou cega?

Olá Gente amiga...


Sabem, aconteceu uma coisa interessante. Vocês lembram do Diário da Semente de Girassol que eu escrevi recentemente? Pois é...  a semente morreu e eu fiquei muito triste. Eu esperava que ela virasse flor, mas acabou se transformando num galhinho seco e sem vida.
Continue lendo 


Eu a observava diariamente a fim de perceber as mudanças que haviam acontecido de um dia para outro. E, tudo o que notava, escrevia, num passo a passo do crescimento dela. Mas ela morreu. E ai é que me dei conta que havia mais vida, além daquela vida.

No mesmo vaso onde estava a semente falecida, eu havia plantando uma mudinha que achei na rua e outras cinco que ganhei. As coloquei na terra e deixei para lá. A minha indiferença com elas - por estar focada apenas na semente do Girassol - foi tanta que sequer percebi que elas "pegaram" e estavam crescendo. E eu nem sei o nome delas!


Em PNL existe um pressuposto que afirma que tudo o que você foca, cresce, aumenta. E é verdade. Se, por exemplo, focarmos na violência, com certeza vamos saber de mais casos que ocorreram. Por um outro lado, também temos nossos "pontos cegos" e  não conseguimos  enxergar o que está bem na nossa "cara". E, agindo assim, deixamos passar tantas coisas boas, tantas belezas, tantos motivos para termos gratidão.

Nossos olhos são seletivos e só enxergam o que queremos ver. Mas às vezes, concentramos tanto a nossa atenção, que o alvo do nosso foco, pode duplicar, desaparecer e nos cegar. Duvida? Pare e olhe fixamente para alguma coisa. Você vai constatar que é verdade.

E foi isso que aconteceu comigo. Enquanto eu prestava atenção na semente de girassol, não consegui ver mais nada. A vida que morria me impedia de ver a que crescia. Profundo isso, não é?  Fazemos isso muitas vezes, com pessoas, situações e emoções... A notícia boa é que o nosso olhar é multidirecional e podemos com facilidade mudar o nosso foco.

Gosto muito da parte linguística da Programação Neurolinguística que nos conduz a um falar mais positivo. Por que falar não esqueça, se podemos dizer lembre-se? Por que pedir para não ficar descalço se podemos falar: calce o chinelo!? É mudar o foco do que você não quer que aconteça para o que  realmente deseja. (Depois vou fazer um post só sobre esse assunto.)

 

Mas.. mas... ainda aprendi uma outra lição, depois que a semente de girassol morreu e eu parei de escrever o seu diário. Me faz lembrar uma piadinha:

Uma mulher perdeu um anel na grama de um parque e começou a procurá-lo. Um senhor se aproximou e perguntou o que havia acontecido. E ela respondeu: deixei cair meu anel na grama. O homem estranhou  e questionou  porque ela estava procurando na calçada e não na grama. E ela respondeu: Porque é mais fácil!

E quantas vezes nós procuramos o que queremos em um local (ou numa pessoa, ou... ou...) sem pensar que podemos achar em outros locais (ou pessoas, ou... , ou...) .Quem procura sem sair do lugar onde está pode nunca achar, ou achar o que não estava procurando - o que pode ser muito bom!.

E foi isso o que constatei. Enquanto eu "chorava" a morte da semente, e ignorava as plantinhas que estavam se desenvolvendo naquele vaso,  em outro, que fica ao lado, e que abrigava uma orquídea que se recolheu, uma nova semente de girassol brotava sem que eu percebesse. Quando a vi já estava um brotinho:





E agora começa uma nova história.. com mais experiência e atenção. Vai acompanhar???  Te espero amanhã.


Nenhum comentário:

Postar um comentário